Proteína concentrada em barrinhas |
Cada suplemento tem uma função e serve como complemento alimentar. Mas para que os resultados apareçam é preciso seguir uma dieta adequada, porque sozinho o suplemento pode fazer o efeito contrário. A nutricionista Tatiane Cardoso afirma que quem toma suplemento sem precisar pode acabar engordando. “Se você toma e não pratica exercício, você está ingerindo uma substância que o organismo não precisa, que está sobrando e aí isso vira gordura”, explica.
Mas além de engordar o suplemento usado de forma inadequada pode causar outros prejuízos a longo prazo. “O fígado e o rim são os órgãos que eliminam os excessos do organismo e se tiver proteína ou qualquer outra substância em exagero os órgãos ficam sobrecarregados”, comenta Tatiane.
Quem quer ganhar massa muscular precisa comer proteína, substância encontrada na carne, leite, queijo e ovos. Mas, cada pessoa deve consumir essa quantidade de acordo com o peso. A conta a ser feita é fácil, o peso da pessoa multiplicado por 1,5. O resultado será a quantidade de gramas de proteínas a consumir por dia, ou seja, uma pessoa de 60 kg deve comer 90 g da substância diariamente. “É muito fácil consumir a quantidade exata de proteínas, três peitos de frango por exemplo tem quase 100 g de proteína. Fica mais complicado para quem é atleta ou pratica bastante exercício, essas pessoas precisam do dobro de proteína e então entra a suplementação para que não ocorra a perda de massa magra”, explica Tatiane.
Daniela Benetti não é atleta, mas se encaixa nessa situação. “Eu malho uma hora por dia, todos os dias, menos aos domingos. Mas aí eu corro pra não perder o costume. Além disso, faço muai thay, se não tomo o suplemento emagreço muito em pouco tempo”, conta.
Existem diversos sabores de suplementos |
Reportagem: Isadora Markus
Fotos: Daiane Staub
0 comentários: